Realidade Imersiva
A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos.
Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como o capacete de visualização (head-mounted display), as luvas de dados (datagloves) e os auscultadores (headphones).
Para além da sensação, é importante considerar outros aspetos na imersão como:
1. Lugar utilizado;
2. A forma como é efectuada a projecção;
3. A posição e as deslocações do utilizador;
4. A distância do utilizador aos controlos;
5. Qualidade do som;
Realidade Não Imersiva
A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente.
É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de dispositivos como o rato, o teclado e o joystick.
Um exemplo de realidade virtual são os óculos 3D. Estes permitem que o indivíduo tenha como presente aquilo que é ficção, como os filmes.
Comentários
Enviar um comentário