Os ambientes gráficos atuais já apresentam uma boa qualidade, que possivelmente à uns anos atrás nós nem imaginávamos vir a ser possível, porém, para que esta qualidade seja devidamente aproveitada e utilizada é necessário para a sua formação computadores e dispositivos periféricos com mais capacidades. O facto de terem mais qualidade transmite em maior dimensão a ilusão de realidade ao utilizador. Quanto mais real se apresentar o ambiente gráfico e quanto melhor e maior qualidade este tiver mais imerso o utilizador se vai sentir no ambiente virtual. Para a criação de ambientes gráficos mais realistas são utilizados o rendering (transforma os dados gráficos em dados de imagem, necessita da iluminação correta do ambiente e a posição relativa dos objetos no mundo virtual) e o mapeamento de texturas, duas técnicas que contribuem para a formação de imagens de boa qualidade. Estudos feitos pela ergonomia aumentam e engrandecem a realidade virtual, pois cada utilizador se sen...
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Evolução Histórica Homem-Máquina
Evolução Histórica Homem-Máquina Nos anos 80, o uso da tecnologia começou a escalar. Porém, a relação entre o Homem e a tecnologia moderna começou nos anos 50. 1958 Comeau e Bryan desenvolveram um protótipo de um capacete com monitores e sensores de detecção de movimento . 1962 Morton Heilig, cineasta, desenvolveu um simulador denominado Sensoram a . Este permitia ao utilizador viver de forma artificial, sentindo as sensações de uma viagem num veículo. Para tal, era utilizada a formação de imagens 3D, som stereo, vibrações e sensações de vento e aromas. 1968 A NASA desenvolveu em sistema que permita aos utilizadores indicar comandos por voz, manipular objectos virtuais através do movimento das mãos e ouvir voz sintetizada com som 3D. Assim, foi apresentado pela primeira vez o conceito de som 3D, este sendo um som que tenta reproduzir no sistema auditivo humano sensações idênticas às produzidas pelo som no mundo real . 1969 F...
O Desenho de Soluções Interativas O desenho de soluções interativas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos. Requesitos: Definição da solução interativa a desenvolver. Caracterização do tipo de imersão pretendido. Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar. Definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador. Avaliação de recursos e capacidades. Seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento. Criação e edição de formas geométricas e texturas. Descrição da visão estereoscópica. Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede. Modelação da ação física do sistema
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