Interatividade
Interatividade
Em sentido literal a interação é uma ação recíproca de dois ou vários agentes. Mas se optarmos por acepções mais elaboradas perceberemos melhor o âmago e a abrangência do processo interativo: Para certas correntes de filosofia dialética, os vários fenómenos da ntureza e da sociedade ligam-se entre si, condicionando-se reciprocamente, interatuando uns sobre os outros. A interação define a lei de transformação destes fenómenos, que não podem ser isolados do conjunto de que fazem parte, simultaneamente como causa e efeito; assim, por exemplo, as relações existentes entre os factos económicos e os factos sociais (BIROU, 1982: 214). E seguindo o mesmo autor constatamos existirem dois grandes tipos de interações: as positivas (cooperação, participação, adaptação, acomodações e integração) e as negativas (conflito, luta, rivalidade, segregação, discriminação e ostracismo). Nesta dimensão humana e social ressalta a evidência da comunicação ser ou consumar-se plenamente como interação. E por esta via encontramos o conceito interatividade em Informática: Neologismo utilizado para designar o grau de interação entre o utilizador e o sistema informático durante um processamento em modo conversacional (MORVAN, 1988: 189). Alargando o âmbito de modo a integrar conceitos como o de usabilidade, participação, partilha e intencionalidade mais ou menos orgânica, a interatividade é apropriável, como conceito operatório pela CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,
nomeadamente em modelos teórico-práticos como o SIAP (Sistema de Informação Ativa e Permanente).
Fontes: https://paginas.fe.up.pt/~lci/index.php/1726
Componentes da Interatividade
A interactividade tem como componentes:
Comunicação – estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema.
Feedback – permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador.
Controlo e resposta – permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual.
Tempo de Resposta– é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema.
Adaptabilidade – é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.
Comunicação – estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema.
Feedback – permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador.
Controlo e resposta – permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual.
Tempo de Resposta– é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema.
Adaptabilidade – é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.
Níveis Segundo a Relação Homem-Máquina
Na relação Homem-máquina podem ser identificados os níveis de interactividade reactiva, coactiva e proactiva.
No nível de interactividade reactiva, o utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interacção e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado,ou seja, o sistema controla o desenrolar da acção dos utilizadores.
No nível de interactividade coactiva, o utilizador tem o controlo dasequência, do ritmo e do es tilo das acções desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
No nível de interactividade proactíva. o utilizador tem o controlo da estruturae do conteúdo das acções desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.
No nível de interactividade reactiva, o utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interacção e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado,ou seja, o sistema controla o desenrolar da acção dos utilizadores.
No nível de interactividade coactiva, o utilizador tem o controlo dasequência, do ritmo e do es tilo das acções desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
No nível de interactividade proactíva. o utilizador tem o controlo da estruturae do conteúdo das acções desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.
Níveis Segundo a Ação Sensorial
A interactividade relaciona-se com o despertar das sensações.
Os níveis de interacção distinguem-se pelo grau de sensações que são despertadas no utilizador. Segundo a acção sensorial, os níveis de interactividade classificam-se em elevada, média e baixa.
1. No nível de interacção ELEVADA o utilizador está imerso num ambiente virtual, onde todos os seus sentidos são estimulados. Estes níveis de interactividade são baseados em simuladores.
Os níveis de interacção distinguem-se pelo grau de sensações que são despertadas no utilizador. Segundo a acção sensorial, os níveis de interactividade classificam-se em elevada, média e baixa.
1. No nível de interacção ELEVADA o utilizador está imerso num ambiente virtual, onde todos os seus sentidos são estimulados. Estes níveis de interactividade são baseados em simuladores.
2. No nível de interacção MÉDIA apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e existe um controlo limitado do desenrolar da acção no ambiente virtual.os níveis de interactividade media são onde o utilizador pode interagir como por exemplo os jogos.
3. No nível de interação BAIXA o utilizador não se sente integrado no ambiente virtual e só alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados. Aqui o utilizador só interage através da visão.
Tipos de Interatividade
Há vários tipos de interatividade, tais como:
Linear – o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.
De suporte – o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.
Hierárquica – o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.
Sobre objetos – o utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores.
Reflexiva – o sistema efetua perguntas que o utilizador responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proactiva.
De hiperligação – o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proactiva.
De atualização – a interatividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proactiva.
Construtiva – o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes deste, atingindo um objetivo específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proactiva.
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